UFRN realiza Curso de Iniciação à Docência

12/08/2010

Um público de mais de 300 pessoas marcou presença no primeiro dia de atividades do Curso de Iniciação à Docência, que será realizado até o próximo dia 20, no auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse primeiro dia, a vice-reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, ministrou palestra e falou sobre a estrutura organizacional da Universidade, ressaltando os cursos e as áreas de conhecimento oferecidas.

Em duas semanas de programação, os participantes vão contar com palestras e oficinas sobre a função social da Universidade, formação docente e articulação entre a graduação e a pós-graduação, planejamento pedagógico, plano de atuação e formas de registro, além de atividades práticas, discussões em grupo, workshops e ateliês.

O objetivo do Curso é desencadear uma reflexão crítica acerca da docência, do processo ensino-aprendizagem e da formação do professor no ensino superior brasileiro, considerando o trinômio ensino, pesquisa e extensão na integração da pós-graduação com a graduação.

O Curso é destinado aos alunos de pós-graduação que farão a Docência Assistida, e contextualizará a função social da universidade brasileira, notadamente na educação superior em relação ao projeto institucional da UFRN.

Além da vice-reitora, participam, também, a pró-reitora de Pós-graduação, Edna Maria da Silva; a pró-reitora de Graduação, Virgínia Maria Dantas de Araújo; a pró-reitora adjunta de Pós-graduação, Fernanda Nervo Raffin, assim como as professoras Rosália de Fátima da Silva, Luciana Chianca de Oliveira e Rosa Aparecida Pinheiro.

Mais informações no site da Pró-reitoria de Pós-graduação www.ppg.ufrn.br.