UFRN inaugura Espaço de Convivência e sala da disciplina Urgência e Emergência para alunos de Medicina

20/09/2012

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte inaugurou na manhã desta segunda-feira, 17, o Espaço de Convivência de Estudantes do Centro de Ciências da Saúde da UFRN e da reforma das instalações físicas no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel destinadas à disciplina de Urgência e Emergência do Curso de medicina da UFRN.

A solenidade aconteceu no auditório do 4 Subsolo do Hospital Universitário Onofre Lopes, com aa presença da reitora Ângela Paiva Cruz, vice-reitora Maria de Fátima Freire de melo Ximenes, diretor do Centro de Ciências da Saúde, Hênio Ferreira de Miranda, o diretor do HUOL, Ricardo Lagreca, o chefe do Departamento de Medicina Integrada Paulo José de Medeiros, o coordenador da disciplina Urgência e Emergência, Henrique José da Mota, George Dantas, professor do Curso de Medicina e diretor Científico da FAPERN, além de professores e alunos do CCS.

Equipada com recursos do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Públicas Federais (REUNI), o Espaço Convivência tem como finalidade oportunizar um ambiente propício ao bom convívio, lazer e bem-estar dos alunos, em suas diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A reforma da sala de aula no Hospital Walfredo Gurgel, espaço cedido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, é, segundo o professor Henrique José da Mota, de extrema importância para os alunos. "É onde o aluno começa a se deparar com os primeiros problemas, o que requer, sobretudo, o bom senso e o diagnóstico baseado no exame clínico".

"Essa sala de aula é de extrema importância para a formação do aluno de Medicina", frisou o professor.

A reitora Ângela Paiva destacou o mérito do trabalho dos coordenadores e chefes de Departamentos do Centro de Ciências da Saúde no planejamento das obras financiadas pelo REUNI, como esse Espaço de Convivência, "uma antiga reivindicação dos que pertencem a esta área".

Em relação à sala de aula no HWG, a reitora da UFRN também fez coro ao professor Henrique Mota, quando reiterou a importância da sala da disciplina Urgência e Emergência, que subsidia a capacitação dos alunos do Curso de Medicina, "que devem estará preparados para situações limites".

"Vamos continuar trabalhando para a consolidação da qualidade do Curso de Medicina da UFRN. Trabalhando com afinco para que o percentual de qualificação em nível de doutoramento do curso de Medicina se eleve", prometeu Ângela Paiva.